google.com, pub-2119674036865898, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Um Pouco Sobre Gasogênio - Gasogênio Brasil
Header Ads

terça-feira, 19 de abril de 2022

Um Pouco Sobre Gasogênio

 


O primeiro trator movido a gasogênio foi desenvolvido na França, em 1900, por Ringelmann, e, em 1910 o primeiro ônibus a gasogênio foi introduzido.  Modificações visando melhorias consideráveis na eficiência termodinâmica dos geradores de gás usando carvões minerais e vegetais e lenha, o correram na Europa, na década de 1410, estendendo-se até 5 final da 2 Guerra Mundial.

As maiores contribuições foram feitas por técnicos franceses, ingleses, suecos, italianos e alemães. Consta que pelo final de 1945 existiam na Europa, cerca de 700.000 veículos (incluindo tratores), movidos a gasogênio, tendo-se atingido excelentes resultados em termos de eficiência para o consumo de lenha e carvão vegetal para a época, tanto em motores a ciclo otto (gasolina; Alcool) como em motores a ciclo diesel com sistema dual de combustível.

Em 1940, no Brasil, o Presidente Getúlio Vargas baixou um decreto instituindo a Comissão Nacional do Gasogênio, com a função de promover, incrementar e facilitar o uso do gasogênio nos motores de explosão em tratores, automóveis, instalações fixas e semi-fixas. A. Bittencourt Cia, no Paraná, foi a primeira firma a fabricar aparelhos gasogênios a carvão no Brasil.


 Após 1945, com a retomada dos combustíveis derivados do petróleo, produzidos em abundância e a preços aceitáveis, os gasogênios foram desativados . O uso do gasogênio só veio a ser reativado nos anos (1970- ), devido à alta dos preços dos de e derivados do petróleo.




Fonte:  Ministério da Agricultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar ao topo