Header Ads

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Mundo Atual do Gasogênio


O estudo do gasogênio que começou na Inglaterra, no final da década de 20, e continuou por toda a década de 30 visava ter um combustível alternativo em caso de uma necessidade, o que acabou acontecendo com a eclosão da II Guerra Mundial. No período a seguir a opção foi a saída para os civis poder usar seus veículos pois a gasolina foi restrita a uso militar. Foi muito popular nos anos 40 e 50 e depois perdendo espaço para os derivados do petróleo ao fim da guerra.


O gasogênio teve seu principal desempenho em ser o combustível atuante nos veículos, carros, ônibus e até mesmo em motores estacionários produzidos na Inglaterra que era feitos exclusivamente para o uso do gasogênio (usados em serraria, para gerar energia etc). Com os passar dos anos seu uso de caiu drasticamente ao ponto de quase não se haver mais contato e ficar apenas na historia.



Recentemente grupos de estudo no mundo todo e no Brasil também reutilizam a ideia do gasogênio com bio massa para a produção de energia com a queima de produtos naturais, como casca de arroz, casca de cupuaçú e outros. Visando poder dar aceso a energia elétrica a povos isolados como habitantes de locais com difícil aceso no Amazonas por exemplo.



O conceito é o mesmo do gasogênio, a queima de um produto para retirar o gás para reutiliza-lo no motor e conceder energia. O processo de queima de biomassa é muito popular em países da Europa preocupadas com a questão reciclagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voltar ao topo