Header Ads

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Carro a Gasogênio De Benedito Novo

O gasogênio foi muito popular no mundo todo no período da segunda guerra mundial com a dificuldade de conseguir gasolina (restrita ao uso militar) a sua maior utilização no período foi em carros e aqui no Brasil não foi diferente. Até mesmo insetivada pelo congresso nacional que foi até feito uma exposição (1942 mais ou menos) dos primeiros carros a gasogênio no brasil fazendo um trajeto do Rio de Janeiro a Curitiba. Tendo também uma publicidade muito intensa para o uso do aparelho. 

Após alguns anos houve a crise do petróleo (A crise do petróleo aconteceu em cinco fases, todas depois da Segunda Guerra Mundial provocada pelo embargo dos países membros da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e Golfo Pérsico de distribuição de petróleo para os Estados Unidos e países da Europa.)  e a gasolina novamente voltou a ser um produto escasso um morador de Benedito Novo (230km de Florianópolis) resolveu adicionar o processo de gasogênio ao seu veiculo, um chevrolet 51 deluxe com um motor de seis cilindros stovebolt de 235,5 e 130 cavalos.
No seu consumo, com um motor desse tamanho ele faz 1kg de lenha para 3km, um consumo considerável pelo motor antigo e com muito consumo e baixa eficiência comparado com os motores atuais com a mesma potencia e cilindrada 


Veja a baixo duas reportagem sobre o carro:



Voltar ao topo